Salve navegantes da “podosfera”! Você que vem chegando no podcast História e Quadrinhos, seja muito bem-vinda, bem-vindo, bem-vindes, é só chegar e se aconchegar. Este episódio 00 é o nosso cartão de visitas para quem se pergunta “o que diaxo essa gente pretende?”

Somos educadores, na maioria professores de História e uns penetras de outras áreas, que iniciaram suas jornadas na educação no núcleo de ensino História & Quadrinhos, um grupo de extensão da UNESP – Franca. Nos idos de 2008 nos juntamos com a proposta de utilizar Histórias em Quadrinhos para preparar aulas de História em escolas públicas. Hoje, 12 anos depois, resolvemos nos reunir e compartilhar nossas experiências em sala de aula, partindo de nossa proposta inicial e esticando nossos bracinhos para tudo mais de diferente que produzimos nas nossas correrias. Dos quadrinhos ao cinema, passando por músicas, teatro, dança, fotografia, graffite, futebol e o que mais você puder imaginar, a gente tá aqui pra sonhar junto.

Espalhados por 6 cidades em 3 Estados, nós estamos juntos por uma educação crítica e libertadora. Como diria o grande poeta “Vale Tudo”! Só não vale deixar de sonhar.

“Sejamos incontroláveis então; e que a gente não desista porque ninguém acredita.”

Machado de Assis

Esse podcast foi pensado inicialmente para "profes" interessados em buscar outros caminhos, mas logo percebemos que muitas outras pessoas se interessam por uma boa conversa, uma boa ideia...

Os episódios transitam entre aulas temáticas, em que apontamos materiais que já foram utilizados em sala de aula, explicando quais os nossos caminhos e empecilhos (porque aqui é o mundo real da educação!); quadrinhos que renderiam uma boa aula, onde debatemos o potencial de uma HQ específica como ferramenta pedagógica; entrevistas diversas, convidando uma galera para agregar conhecimento.

Todo episódio rola uma série de indicações sobre o tema do episódio. A ideia é que os episódios tenham o tempo de aula padrão de 50 minutos, mas sabe como é, às vezes a gente estica um pouquinho e às vezes é preciso uma aula dupla pra dar conta do assunto.

Como somos um coletivo de professores pedimos que sempre que encontrarem um equívoco ou informação desencontrada nos avisem, para que possamos corrigir nosso material. Deixemos a vaidade pra sala dos professores, aqui a crítica é bem-vinda e esperada. Mas não pare por aí, queremos saber de vocês quais os materiais diferentes que você já utilizou ou produziu na escola, ou qualquer outro ambiente relacionado com educação, nossas iniciativas surgiram em práticas de educação popular, fora das escolas.

Você pode nos contatar através das nossas redes sociais no facebook , instagram e twitter, onde compartilhamos as referências de cada episódio e as indicações de material.